O que acontece com nosso corpo quando dormimos pouco?

Nosso organismo precisa de um período para descansar e processar todas as informações coletadas durante o dia.
Quando a noite cai nosso relógio biológico entra em ação: a temperatura do corpo baixa e a redução da luminosidade estimula a produção de melatonina, hormônio que prepara nosso sono.
Quando se dorme pouco o sistema nervoso simpático, que está associado à descarga de adrenalina e ao estresse, fica mais ativo que o parassimpático (que estimula ações para situações de calma), nos deixando mais cansados, irritados e com déficit de atenção.
O que acontece com nosso corpo quando dormimos pouco: falta de atenção, estresse, aumento da pressão arterial, maior risco de infarte, cansaço, dor de cabeça, ganho de peso e mau humor.
Estudos apontam que dormir menos de 5 horas por dia aumentam as chances de doenças cardiovasculares. Além disso, deixa o nosso sistema imunológico mais vulnerável, permitindo que gripes e resfriados sejam contraídos com facilidade.
Uma boa maneira de compensar o sono perdido é dormindo mais aos finais de semana, portanto, permita-se ficar um tempinho a mais na cama quando puder.